Sobre a autora

Heloisa Marina é atriz, pesquisadora, produtora e professora na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua no campo de gestão e produção teatral, diversidade e políticas culturais. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC e Universidad Veracruzana de Xalapa - México (2013-2017), tendo investigado as relações entre produção, gestão e criação estética no âmbito do teatro contemporâneo latino-americano.

Livro (2023)

Atuar-Produzir: desafios de artistas da cena frente à gestão de suas trajetórias

Sinopse: A obra reflete sobre práticas de produção teatral em articulação como os fazeres criativos. Como atriz e produtora, a autora fala de temas reconhecidos por todas as pessoas que fazem teatro, convidando a refletir sobre a busca cotidiana de se manter ativa no cenário teatral latino-americano. O livro marca o laçamento do selo Sim! Edições em coprodução com a Editora Javali. Assina o prefácio a atriz-produtora Giovana Soar (Cia Brasileira de Teatro). A apresentação da edição é de Daniele Sampaio (Sim! Cultura) e Assis Benevenuto (Quatro Los Cinco).

Baixe Gratuitamente aqui!

Capítulo de Livro (2022)

Processos de produção e criação artística: os caminhos de um teatro menor e a economia criativa

Capítulo escrito juntamente com André Carreira e que integra a importante publicação “Teatro brasileiro: engenharias, políticas, economias e gestões”. O livro, organizado por Manoel Silvestre Friques compõe um campo multidisciplinar extremamente variado e fértil, que desfazem as dicotomias disciplinares entre “exatas” e “humanas”, rumo à proposição de análises e soluções aos impasses históricos encontrados em uma expressão cultural centenária, como é o caso do teatro brasileiro.

O livro pode ser adquirido aqui!

Capítulo de Livro (2021)

Pensar novas epistemologias para o ensino do teatro a partir da lei 10639/2003

Capítulo escrito no âmbito do projeto Teatros Negros em Rede, juntamente com Anair Patrícia, Kelly Spínola, Sarah Vah e Guilherme Luz, publicado no livro “Os impactos da arte: experiências compartilhadas de ações culturais, coletivas e comunitárias” que tem organização de Clarice de Assis Libânio. O livro é parte integrante da Série Prosa e Poesia no Morro e trás relatos do que foi o curso de Avaliação de Impactos de Projetos Socioculturais, incluindo processos, metodologias e resultados.

Capítulo de Livro (2020)

Atuação por estados: uma proposta de investigação laboratorial focada nos processos pessoais da atriz e do ator

&

Por um estado de não atuação: reflexões sobre o real no trabalho atorial

Capítulos publicados no livro: “Atuação por estados: práticas de pesquisa e criação teatral” organizado por André Carreira, o qual reúne reflexões de pesquisadoras e pesquisadores que desde 2007 participaram em diferentes processos de trabalho do ÁHQIS (Núcleo de Pesquisa sobre Processos de Criação Artística). A base da investigação não busca estabelecer métodos de atuação, mas tratam de alcançar uma condição de atuação relacionada com o aqui e agora e com a ideia de intensidade.

O livro pode ser adquirido aqui!

Capítulo de Livro (2018)

Teatro de grupo en Florianópolis y Xalapa: estrategias de reconocimiento y supervivencia

Capítulo publicado no livro: “Artes y región: producción artística, cultura y territorio” organizado por Elka Fediuk e María Teresa González Linaje.

Sinopse: En las últimas décadas la expansión del paradigma de la complejidad, en sus más variadas orientaciones teóricas, puso en cuestionamiento los conceptos y las prácticas de la investigación. La pregunta: ¿cómo investigar las artes?, está cruzada con la que indaga la delimitación territorial, espacial y cultural. La regionalización, otrora eminentemente geográfica, económica y administrativa, se vuelve un concepto mutante en el interés por focalizar en el estudio de los fenómenos, movimientos, creadores y obras su pertenencia regional. El libro reúne los trabajos de varios autores en torno al teatro, la música, la danza, las artes plásticas y las artes populares, poniendo un acento en Veracruz como región, espacio y territorio

O livro pode ser baixado gratuitamente aqui!

Tese e dissertação

Dissertação de mestrado (2012): Narrativas pessoais: possibilidades de confronto com o real na cena.

Dissertação de mestrado (2012): Narrativas pessoais: possibilidades de confronto com o real na cena.

Tese de doutorado (2017) Atriz-produtora de um teatro menor latino-americado: crises e potências na intersecção dos processos de gestão, produção e criação.

Tese de doutorado (2017) Atriz-produtora de um teatro menor latino-americado: crises e potências na intersecção dos processos de gestão, produção e criação.

Artigos

2024

Atriz-produtora Poder e criação

Teatro em rede: novas gerações de artistas, novas formas de fazer teatro (Heloisa Marina, Jean Gorziza e João Santos)

2022

Como se vive de teatro? (Heloisa Marina e Maria Helena Cunha)

2021

Teatro menor, posicionamento crítico e Estado: onde pairam sonhos de resistência?

2020 

O Teatro, É Verdade? Ponderações sobre o real na cena contemporânea

Atriz-produtora - poder e criação

2019

Teatro e a condição de pós-autonomia da arte

Produção artística, democracia e Estado: reflexões sobre diferentes perspectivas governamentais para as artes

 2018

Atriz-produtora: a propósito da intervenção nos processos de criação teatral menor 

Sustentabilidad económica de un teatro menor latinoamericano

2017 

Artigo: Teatro Menor: crises e potências na intersecção dos processos de gestão, produção e criação artística de um teatro Latino-Americano

2016

Público e a conformação da experiência teatral: uma questão de encontro e intercâmbio ou uma questão de marketing e consumo?

Por um estado de não atuação: reflexões sobre o real no trabalho atorial 

2014 

Para construção de políticas culturais proposta pelo sujeito artista: possíveis processos de produção do fazer teatral

2012

Autobiografias e a possibilidade de uma cena engajada: as experiências de proyecto prometeu e testigo de las ruínas do grupo mapa teatro

2011

As narrativas pessoais na construção da cena teatral: o exemplo Proyecto Prometeu do Mapa Teatro de Bogotá

Atuação por estados: uma proposta de investigação laboratorial focada nos processos pessoais do ator

2009 

Possíveis processos da escrita teatral contemporânea

2008

O acontecimento teatral como proposta política, paralelos entre o teatro do oprimido e o teatro pós-dramático

Vestígios pós-dramáticos no trabalho "Desvio" do Erro grupo de Florianópolis: entrelaçamentos cênicos entra espaço ficcional e espaço social